População multitarefas
05-11-2014

Se você acorda pela manhã já pensando em tudo o que fará durante o dia, toma café planejando a semana e organizando o dia dos filhos e sai de casa resolvendo coisas em seu tablet e, você faz parte da população multitarefas. A globalização trouxe grandes conquistas, mas também exige que as pessoas estejam antenadas e conectadas o tempo todo. Esse tempo acelerado, em que a vida vai se tornando um checklist sem fim, vai tornando as pessoas robotizadas e consequentemente promovendo uma relativa desconexão consigo mesmas. Assim, muitos estão sofrendo com problemas de falta de atenção, de concentração, estresse, queda de produtividade no trabalho, ansiedade e depressão.

Para lidar com tal desequilíbrio cada vez mais presente na vida das pessoas, as técnicas e práticas contemplativas ou meditativas, incluindo o yoga, encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, vem sendo cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea tanto da psicologia como da medicina. O estado mental acelerado pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos para auxiliar na autorregulação do ritmo do organismo. Para “experimentar” e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo. O Yoga ensina que a essência permanece, não importa o que aconteça à sua volta. Às vezes, é suficiente apenas sentar com seus sentimentos de ansiedade e perceber a existência da poderosa energia da vida por trás deles. A energia que pode transformar qualquer momento em um momento criativo e qualquer experiência em uma entrada potencial para alegria. A finalidade da proposta é a conexão, o reconhecimentoe a identificação de que há algo mais profundo em você que é imutável – seu autêntico eu - que é muito mais do que sua aparência ou realizações. Conectar-se com o que é estável dentro de você é a chave para lidar com diferentes fases da vida.

O mais incrível de tudo isso é que a cada dia mais e mais pessoas buscam o Yoga sem saber direito o que é, como se faz, pra que serve. Mas a verdade oculta é que estamos todos querendo buscar a real felicidade, onde a integração é percebida, o amor é abundante e a felicidade flui.

Compartilhe:
 
Envie por e-mail:
Imprimir: